Dayane Senna - Assessoria de Comunicação

Dayane Senna - Assessoria de Comunicação

EDCLAYDayane Senna
Assessoria UCMMAT


A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) vai mobilizar todos os vereadores do estado em prol da CPI da Energia, aprovado nesta quinta-feira (10), pelos deputados estaduais, para investigar possíveis irregularidades cometidas pela empresa concessionária de energia elétrica Energisa S/A, em Mato Grosso.

O movimento teve início em alguns municípios do estado, como Nova Mutum, através do vereador Cristiano Bicô que mobilizou a população para um abaixo-assinado, no intuito de chamar a atenção dos deputados estaduais a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O presidente da UCMMAT, vereador Edclay Coelho foi acionado pelo parlamentar Cristiano Bicô e Dilemário Alencar – vereador por Cuiabá. “Tivemos o contato com os vereadores Dilemário e Cristiano para que a nossa entidade se posicionasse no intuito de mobilizar todos os vereadores nesta bandeira. Os valores abusivos vêm ocorrendo há algum tempo, isto não é segredo, e nós como representantes do povo precisamos tomar uma atitude, estamos dando o primeiro passo, agora vamos pra cima, garantir uma tarifa justa aos munícipes”, declarou Edclay.

O vereador Cristiano Bicô mobilizou toda a região de Mutum para o abaixo-assinado, possibilitando assim a coleta de assinaturas para a abertura da CPI. “Estamos felizes em poder dar voz a este povo que vem sendo usurpado com o alto valor cobrado em suas contas de energia, que convoca a todos para participar deste processo”, disse Bicô.

Na próxima terça-feira (15), às 09 horas, será feita uma audiência pública sobre a abertura da CPI da Energia.  “A ideia é que essa audiência seja realizada em parceria com a Assembleia Legislativa e demais Câmaras Municipais que tenham interesse de participar. É uma forma de ouvir a população e levantar mais denúncias para reforçar ainda mais a necessidade de uma instalação da CPI para investigar a Energisa”, salientou o vereador Dilemário. (Com assessoria)

J8USCIMEIRADurante a reunião na manhã desta terça-feira (08), o presidente da Câmara de Juscimeira, o vereador José Quirino “Zequinha” realizou o ato de entrega do cheque de antecipação de recursos ao Poder Executivo, no valor de R$ 200.000,00. Esse recurso é proveniente da economia realizada durante nove meses da gestão do atual presidente da Câmara, juntamente com os vereadores e servidores do Poder Legislativo.

“Essa antecipação foi uma solicitação do prefeito municipal diante das dificuldades para pagamento de contrapartida de emendas adquiridas para compra de (01) caminhão caçamba, (01) pá carregadeira e (01) retro escavadeira. A antecipação se fez necessário porque o município correria risco de perder os recursos já repassados e depositado junto a caixa econômica federal para compra dos maquinários”, ressaltou presidente Zequinha.

Durante a reunião o prefeito Moisés dos Santos agradeceu a todos os vereadores em nome do presidente Zequinha pela antecipação do recurso realizado à prefeitura municipal. “Quero agradecer todos os vereadores em nome do presidente Zequinha pelos sacrifícios nas economias durantes esses meses na Câmara municipal. Com a ajuda de todos os vereadores hoje essa antecipação está ajudando a prefeitura a adquirir os maquinários que se não fosse esse repasse os maquinários só seriam pagos no próximo ano, mas graças aos esforços dos nossos vereadores e a antecipação feita pela presidente, os maquinários poderão ser pagos esse ano e assim usa-los para melhor atender os serviços públicos no município”, disse prefeito Moisés.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara e contou com a presençã dos vereadores Adilson Novak, Ozeias Marinho, Sebastião Rodrigues, Silvano Dourado, Valdinei José, Manoel Fagundes e secretários do município.

Por Assessoria

69881058 724574608061895 5536896538913013760 nDayane Senna
Assessoria UCMMAT


Fruto da reunião entre a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o governador Mauro Mendes (DEM), no dia 09 de setembro, no Palácio Paiaguás. A deputada Janaína Riva (MDB) a pedido do vereador por Tabaporã, Ilso Pereira (MDB), fez uma indicação de duas viaturas tipo camioneta, uma para contemplar a Polícia Militar e outra para a Polícia Judiciária Civil do município.

Tabaporã enfrenta diversas dificuldades pela falta de estrutura na área de segurança pública, em especial a ausência de viaturas do tipo camioneta para realização das rondas ostensivas e demais funções da polícia administrativa.

WhatsApp Image 2019 10 09 at 12.10.48 copiarNo encontro com o governador, o vereador fez a solicitação das viaturas e acredita que tão logo será atendido. “Quero agradecer ao presidente da UCMMAT, vereador Edclay Coelho que nos levou até ao governador Mauro Mendes, este apoio vai gerar frutos para o nosso município. Creio que logo nosso pedido será atendido, pois a população de Tabaporã necessita de mais segurança”, frisou Ilso.

O presidente Edclay Coelho, ressaltou que é este o papel da UCMMAT, auxiliar aos vereadores para garantir recursos aos seus municípios. “Estamos felizes com a indicação feita pela deputada Janaína Riva, a pedido do vereador Ilso, resultado de nossa reunião com o governador. O município precisa de uma atenção especial do governo e tenho certeza que Tabaporã logo terá as duas viaturas”, disse Edclay.

 

 

 

 

 

 

56751305 619373861915304 4400480705293844480 nDayane Senna
Assessoria

O vereador pelo município de Juara, Flávio Valério é o vencedor do sorteio de um vídeo, oferecido pelo publicitário Marcus Valentim durante o VI Congresso Estadual de Vereadores, realizado no dia 1º de outubro “Dia do Vereador”, em Cuiabá.

Ao ser informado sobre o sorteio, o parlamentar festejou e promete um vídeo bem informativo para os munícipes. “Estou muito contente, uma forma de divulgarmos nosso trabalho e mostrarmos para população que o vereador desempenha um importante papel na sociedade. Fico muito feliz de poder representar os vereadores de Mato Grosso e faremos um vídeo bem interessante”, disse Flávio.

O Congresso foi realizado pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), alusivo ao Dia do Vereador.

231749 copiar

 

Dayane Senna

Assessoria UCMMAT

No mês dos Vereadores, a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) oficializou a filiação de mais cinco Câmaras Municipais, Conquista D’ Oeste, Nova Bandeirantes, Guiratinga, Jaciara e Ponte Branca. O ato ocorreu no VI Congresso de Vereadores, realizado em Cuiabá.

“A UCMMAT vive seu melhor momento, a cada dia recebemos novos filiados. O momento é de união em torno do amadurecimento do parlamento municipal. Independente de cor partidária, a UCMMAT está no caminho certo e tem como objetivo ser uma fonte de informação e amparo legal aos vereadores de todo o Mato Grosso”, disse o presidente Edclay Coelho.

O presidente de Nova Bandeirantes, vereador Cesar Augusto Perigo (MDB) ressaltou que acredita na UCMMAT e que a união fará a entidade forte. “Nos filiamos pensando no coletivo, em fortalecer o legislativo municipal, acredito que a união nos fará uma entidade forte em todo o estado”, disse Perigo

Na mesma linha de pensamento, o presidente da Câmara de Jaciara, vereador Vanderlei Silva de Oliveira (PSB) assinou o termo de filiação da UCMMAT visando a coletividade. “Nós sozinhos não conseguimos nada, se trabalharmos juntos pensando nos munícipes com certeza teremos grandes resultados. Os vereadores precisam estar unidos, passamos por um momento delicado politicamente no país e precisa deste trabalho em conjunto”, salientou.

Outro município que aderiu ao quadro de filiados da UCMMAT é o Conquista D’ Oeste. O presidente da Câmara, vereador Edilson Dutra Pereira (PSD) enfatizou que o apoio jurídico aos vereadores é um dos pontos principais para a adesão da Câmara. “Este serviço é essencial para nós vereadores, para que possamos estar respaldados nas apresentações de nossos projetos, sendo assim fazer um trabalho de qualidade para os munícipes”, respaldou.0V6A5117 copiar copiar copiar

O gestor da Câmara de Guiratinga, vereador Rinaldo Antônio Monteiro (PSDB), reforçou que o município é a célula da República e que a entidade representativa do parlamento municipal precisa estar forte. “O vereador é elo direto o representante da menor parcela desse tabuleiro. Sua representação tem que ser fortalecida isso só será possível através de uma agremiação forte. Cabe as Câmaras de cada município tornar UCMMAT mais forte e representativa”.

WhatsApp Image 2019 10 07 at 11.49.55

 Já o presidente da Câmara de Ponte Branca, vereador Hugo Martins de Barros (PSDB) reforçou que os vereadores do município precisam deste suporte. “Nossa Câmara é pequena e a filiação à UCMMAT vai nos ajudar muito com pareceres e outros posicionamentos jurídico e contábil, os serviços da entidade irá nos fortalecer em Ponte Branca”, concluiu.

 MG 8633 copiarDayane Senna/ UCMMAT

Com assessoria AMM

Descentralizar o debate municipalista e estabelecer uma agenda para fomentar o desenvolvimento das regiões do estado, é um dos objetivos do 1º Encontro Regional de Municípios, a ser realizado em São Félix do Araguaia nos dias 11 e 12 de outubro. A promoção é da Associação Mato-grossense dos Municípios e da prefeitura do município e conta com o apoio da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

O evento contará com a participação dos prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, como o senador Wellington Fagundes. A programação do evento inclui um ciclo de palestras sobre vários temas inerentes à gestão pública, além da inauguração de obras no município.

O presidente da UCMMAT, vereador Edclay Coelho estará no evento e vê esta pauta importante para os municípios. “A UCMMAT é parceira da AMM nesta bandeira, afinal o município é composto pelo legislativo e executivo e nada mais justo que os dois andarem juntos no propósito de fortalecer o municipalismo. Nós estamos mobilizando os vereadores da região para que todos possam participar deste encontro importantíssimo para os municípios”, salientou Coelho.

Conforme o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, a meta é discutir a pauta municipalista nacional, levando os representantes de instituições como a Sudeco, Banco do Brasil, Unemat e outros para dialogar com os prefeitos e vereadores. Ele frisou que pretende destacar o potencial econômico da região e fomentar alternativas para os municípios. “A região do Araguaia é muito importante para o estado. Estamos trabalhando e estamos presente no desenvolvimento de todas as regiões”, assinalou.

A programação terá início no dia 11 de outubro, às 13h com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial, às 13.30h, com a presença de diversas autoridades. Na sequência, palestra da Confederação Nacional dos Municípios, representante do presidente Glademir Aroldi, que abordará a pauta municipalista. Ás 15h, acontecerá um painel da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste/Sudeco, que será coordenado pelo superintendente Nelson Vieira Fraga Filho.

Às 16h, haverá a participação de representantes do Banco do Brasil, que vão esclarecer sobre as diferentes linhas de financiamentos para os municípios. Em seguida, ás 17h, terá um painel sobre cursos de extensão para a região, com a presença de representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso/Unemat e do Instituto Federal de Mato Grosso/IFMT. 

No dia 12 de outubro pela manhã haverá inauguração de obras de pavimentação de trecho da BR-242, entre São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, e do hospital municipal João Abreu Luz. 

231750Dayane Senna
Assessoria UCMMAT

Eleitos com apenas 18 anos, os vereadores Geraldo Destefani Neto e Érika Negarotê Garcez receberam homenagem da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) pelo título de parlamentares mais novos do estado. A diferença de idade dos vereadores é de 16 dias.

Natural de Sinop/MT, Neto nasceu em 20 de novembro de 1997, mudou-se para o município de Nova Maringá em 2003, onde sua família abriu uma indústria madeireira. Aos 15 anos o Geraldo foi morar em Cuiabá para fazer o ensino médio e cursar faculdade de direito.

Ainda no 1º semestre do curso conversou com seu pai e falou do seu desejo em disputar o pleito como vereador, e o sonho se tornou realidade, Neto foi eleito com 215 votos, sendo o segundo mais votado do município e o mais novo vereador do estado. Além deste título, Neto conquistou o cargo de Presidente da Câmara de Nova Maringá, com isto se tornando o presidente mais novo de Mato Grosso.

O parlamentar ressalta que a responsabilidade é maior e acredita que a inclusão do jovem na política é essencial. “Mesmo não sendo um dos assuntos rotineiros das rodinhas dos jovens e também da maioria dos brasileiros é essencial este envolvimento, a junção da experiência e a força da juventude é o segredo para um Brasil melhor”, disse Neto.

O presidente salientou que o grande número de políticos corruptos no país tem gerado um anseio por mudanças. “O jovem vem com um ar de inovação, uma bagagem de inserção digital, uma sede de esperança e muitos outros pontos positivos para ajudar uma pauta tão importante que é a política, com isso esse gás total é retirado aquele pensamento da velha guarda e mostra na prática que o jovem no Brasil é levado a sério e nós somos sim o futuro do Brasil. Foi uma honra receber esta homenagem e fazer parte da história da minha querida Nova Maringá e de nosso Mato Grosso”, concluiu.

Érika Negarotê Garcez, além de ser a vereadora mais nova do estado, é a primeira mulher da etnia Nambiquara a se eleger para cargo público. A parlamentar concorreu a vereadora pelo PRB em Comodoro (a 667 km de Cuiabá) e foi eleita com 264 votos no último pleito.

Garcez é natural de Vilhena/RO e nasceu no dia 04 de novembro de 1997, na aldeia indígena onde foi criada até aos 08 anos de idade. Após isto, Érika foi morar na cidade para ter acesso ao estudo, estudava a noite e trabalhava de dia no cartório de Comodoro para pagar suas despesas na cidade. Quando surgiu a oportunidade de se candidatar ao cargo eletivo, se colocou à disposição, no intuito de mudar o cenário político do povo indígena da sua região.

A vereadora ressaltou que sua bandeira é a qualidade de vida do seu povo. “Cresci na aldeia visualizando a situação precária dos indígenas. Vim para cidade sem saber falar português, estudei e percebi que meu povo tem dificuldades para acesso à saúde, educação e outros direitos básicos. Ingressei na política para ajudar os indígenas”, disse Érika. 

231741Dayane Senna
Assessoria UCMMAT

O vereador Shiguemitu Sato (PSDB) do município de Araputanga, recebeu uma placa da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), como homenagem por ser o vereador mais idoso do estado. A entrega da homenagem ocorreu durante o VI Congresso Estadual de Vereadores. 

Sato tem 81 anos, é natural de Jardinópolis - SP e mora em Araputanga desde 1970. No ano de 1976, o parlamentar assumiu seu primeiro mandato como vereador pelo município de Cáceres, à época, quem exercia a função de vereador, era voluntário, não recebia salário. Foi prefeito de Araputanga durante 1989 a 1992, assumiu como vereador de 2001 a 2004. retornou ao executivo como vice-prefeito de 2005 a 2008 e ao legislativo de 2009 a 2016 e foi eleito com 304 votos para a atual legislatura de 2017 a 2020.

“Tive a honra de ser homenageada pelo presidente da UCMMAT, vereador Edclay a quem parabenizo pela garra e determinação na condução dos trabalhos da nossa entidade. Sinto-me muito especial com tão bela homenagem recebida, como vereador mais idoso, o reconhecimento ao meu trabalho como político atuante na Gleba Paixão desde (1972) e hoje Município de Araputanga”, salientou Sato.

O parlamentar agradeceu o apoio que recebe de todos desde o início de sua carreira política. “Quanta alegria em saber que meu trabalho é valorizado, que eu faço parte da história de todos os munícipes de Araputanga e do Estado de Mato Grosso, isso é gratificante. Nesses quase 50 anos de militância na vida política contei com a contribuição e apoio da família, amigos, autoridades constituídas e pessoas de extrema importância na minha vida cotidiana”, finalizou.

 

 

231734Dayane Senna
Assessoria UCMMAT

Durante o VI Congresso Estadual de Vereadores, realizado nesta terça-feira (1º), no Teatro Zulmira Canavarros, o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), vereador por Vila Bela da Santíssima Trindade, Edclay Coelho (PSD), assinou com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), um Termo de Parceria que vai possibilitar a aplicação de cursos de qualificação para os vereadores de Mato Grosso.

De acordo como Termo essas qualificações serão organizadas e aplicadas pela Escola do Legislativo e vão abordar gestão pública, idiomas, dentre outras áreas. “Este é mais um passo que estamos dando para valorizar a nossa entidade, este Termo mostra que a UCMMAT está no caminho certo, todos nós vereadores precisamos desse suporte e a Escola do Legislativo na pessoa do deputado Max Russi enxergou esta necessidade e hoje assinamos esta parceria, isto é só o começo, vem muitas coisas boas para o legislativo mato-grossense”, disse o presidente Edclay.

Cada curso também poderá ser direcionado a servidores das câmaras filiadas, bem como, se for o caso, a população em geral do município. Em relação aos custos, não haverá ônus financeiro à Ucmmat, podendo ser cobrados, ou não, apenas os gastos atrelados à matricula ou mensalidade do aluno.

“Sei do trabalho importante que a Ucmmat realiza. Com capacitação e qualificação, os vereadores apresentarão condições melhores de prestar um bom serviço ao estado e atender melhor a demanda dos municípios”, avaliou o parlamentar.

O VI Congresso Estadual de Vereadores debateu assuntos importantes e atuais do cenário político como “as eleições de 2020 e ferramentas para trabalhar nas redes sociais”, entre outros temas relacionados ao Legislativo municipal.

A programação contou com a presença do governador Mauro Mendes (DEM) e dos deputados estaduais Xuxu Dal Molin (PSC), Janaina Riva (MDB), Doutor Gimenez (PV), Doutor João José (MDB), João Batista (Pros) e Sílvio Favero (PSL), além de outras autoridades.

Com assessoria ALMT

 
Página 1 de 49
© Todos os direitos reservados a UCMMAT