altPrevista na Lei nº 3548, de autoria do vereador Celson Sousa (PV), que cria a semana da Expedição Garças-Araguaia no calendário ambiental do município, que seria realizado entre os dias 22, 23 e 24 de agosto, esse ano foi adiada para os dias 5, 6 e 7 de setembro.

O evento turístico-esportivo tem o objetivo de conscientizar a população e os participantes para a preservação do meio ambiente e os rios Araguaia e Garças. Organizado pelo Araguaia Convention e Visitors Bureau "Região Encontro das Águas", a Expedição Araguaia surgiu através de grupos que isoladamente atuam para a preservação e a recuperação do sistema ecológico, esportistas náuticos, representantes da cultura, além da comunidade local, turística e acadêmica. O percurso de aproximadamente 70 quilômetros é feito em praticamente 60 horas, portanto, transcorre de forma bem lenta e contemplativa, junto a pássaros, peixes e botos.

Durante o percurso existem duas paradas para pernoite em pousadas às margens do Rio Araguaia, com atividades culturais e de entretenimento programadas, e com espaço para demonstrações dos patrocinadores, destaque esse ano para a participação do Grupo de Danças do CTG Tropeiros da Serra da cidade de Barão- RS, que irão se apresentar em uma das noites. Qualquer tipo de embarcação serão permitidas, podendo, ou não, ser disponibilizadas pela organização. Na primeira edição do evento foram disponibilizadas três embarcações e uma balsa com uma lotação de 30 lugares.

Além da conservação do Rio, o alcance do projeto atingirá uma série de outras vertentes. Será uma grande oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o Bioma Cerrado, sua fauna e vegetação, além da sensibilização pela necessidade da exploração econômica sustentável dos recursos naturais, principalmente com a realização de palestras, aulas de educação ambiental, sessões de cinema e plantio de árvores nativas e muito mais.

Os vouchers custam entre R$ 450 e R$ 45, dando direito a refeições, pernoites, transporte no rio, transporte de ônibus, camiseta, boné, noite cultural entre outras. Mais informações pelo site http://expedicao2015.araguaiacvb.com.br/  ou pelo telefone (66) 3407-2369.

Fonte: Konrad Felipe/Ascom Câmara de BG

Comentar


Código de segurança
Atualizar